Tudo sobre o COVID-19

História

Salgado de São Félix

Salgado de São Félix é um município brasileiro localizado na Região Geográfica Imediata de Itabaianaestado da Paraíba. Sua população em 2012 foi estimada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) em 11.966 habitantes,[4] distribuídos em 202 km² de área.

Etimologia

Segundo o livro Você conhecendo a sua cidade Salgado de São Félix, a denominação da cidade provém de um rio de águas salobras que banha a região:

(…) «Como o rio [que banha a região] possui água salgada, o célebre missionário Frei Caetano chamou-o de ‘riacho Salgado’, isso por causa do calcário existente na serra da Margarida, que tem sido utilizado para construção e também para a produção de cal por usinas e engenhos. Por outro lado, São Félix deriva de uma figura em madeira trazida pelos padres cantalices italianos, tornando-o então o padroeiro da povoação.

História

Em meados do século XVIII fundamentos da Missão do Pilar, dos padres jesuítas capuchinos, deram origem ao atual município. Em volta da Missão, existia reduzido números de casas, tendo a primeira capela foi construída em 1876, no mesmo local onde hoje se encontra a igreja matriz de São Félix.

Em 1943, o então distrito de Salgado integrado ao município de Tabaiana — atualmente Itabaiana (Paraíba) — passou a denominar-se Aburá. Pela lei estadual n° 135, de 30 de setembro de 1948, o distrito de Aburá foi redenominado Salgado de São Félix e com este nome foi elevado à categoria de município pela lei estadual n° 2.610, de 5 de dezembro de 1961, desmembrado de Itabaiana (Paraíba).

Geografia

O município está incluído na área geográfica de abrangência do semiárido brasileiro, definida pelo Ministério da Integração Nacional em 2005. Esta delimitação tem como critérios o índice pluviométrico, o índice de aridez e o risco de seca.

Bandeira
Brasão

Deixe um comentário