Atalhos:

História

Salgado de São Félix é um município brasileiro localizado na Região Geográfica Imediata de Itabaiana, estado da Paraíba. Sua população em 2012 foi estimada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) em 11.966 habitantes, distribuídos em 202 km² de área.

Etimologia

Segundo o livro Você conhecendo a sua cidade Salgado de São Félix, a denominação da cidade provém de um rio de águas salobras que banha a região:

(…) «Como o rio [que banha a região] possui água salgada, o célebre missionário Frei Caetano chamou-o de ‘riacho Salgado’, isso por causa do calcário existente na serra da Margarida, que tem sido utilizado para construção e também para a produção de cal por usinas e engenhos. Por outro lado, São Félix deriva de uma figura em madeira trazida pelos padres cantalices italianos, tornando-o então o padroeiro da povoação.

História

Em meados do século XVIII fundamentos da Missão do Pilar, dos padres jesuítas capuchinos, deram origem ao atual município. Em volta da Missão, existia reduzido números de casas, tendo a primeira capela foi construída em 1876, no mesmo local onde hoje se encontra a igreja matriz de São Félix.

Em 1943, o então distrito de Salgado integrado ao município de Tabaiana — atualmente Itabaiana (Paraíba) — passou a denominar-se Aburá. Pela lei estadual n° 135, de 30 de setembro de 1948, o distrito de Aburá foi redenominado Salgado de São Félix e com este nome foi elevado à categoria de município pela lei estadual n° 2.610, de 5 de dezembro de 1961, desmembrado de Itabaiana (Paraíba).

Geografia

O município está incluído na área geográfica de abrangência do semiárido brasileiro, definida pelo Ministério da Integração Nacional em 2005. Esta delimitação tem como critérios o índice pluviométrico, o índice de aridez e o risco de seca.

Referências

1. ↑ Ir para:a b Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) (2017). «Base de dados por municípios das Regiões Geográficas Imediatas e Intermediárias do Brasil». Consultado em 10 de fevereiro de 2018
  2.  G1«Prefeito e vereadores de Salgado de São Félix tomam posse». Consultado em 1 de Janeiro de 2021
  3.  IBGE (10 de outubro de 2002). «Área territorial oficial». Resolução da Presidência do IBGE de n° 5 (R.PR-5/02). Consultado em 5 de dezembro de 2010
  4. ↑ Ir para:a b «Estimativa Populacional 2012» (PDF). Estimativa Populacional 2012. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). 1 de julho de 2012. Consultado em 24 de outubro de 2012
  5.  «Ranking decrescente do IDH-M dos municípios do Brasil»Atlas do Desenvolvimento Humano. Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). 2000. Consultado em 11 de outubro de 2008
  6. ↑ Ir para:a b «Produto Interno Bruto dos Municípios 2005-2009» (PDF). Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Consultado em 24 de outubro de 2012. Arquivado do original (PDF) em 5 de agosto de 2012
  7.  DAIGAKU, Tsukuba; et al. (1986). Agricultural Land Use and Transformation of Ecosystems in Northeast Brazil. [S.l.]: Centro de estudos latinoamericanos. 199 páginas
  8.  IBGE – Cidades@; Histórico: Salgado de São Félix – PB
  9.  Ministério da Integração Nacional, 2005. Nova delimitação do semiárido brasileiro Arquivado em 26 de março de 2010, no Wayback Machine..

Ligações externas

1.  Referência ao frei Caetano de Messina, missionário capuchino.

Fonte:  Wikipédia, a enciclopédia livre.